quinta-feira, 27 de junho de 2013

Parede com textura rústica caseira


A parede da foto é do meu escritório. Através de pesquisas na internet, encontrei muitas idéias legais, de texturas e paredes revestidas com madeira ou MDF, formando painéis. Então, pensei: porque não fazer um painel utilizando, ao invés de madeira ou MDF, uma textura? Eu pensava em fazer uma textura rústica, mas o galão de massa pronta, além de não ser barato, não seria suficiente para cobrir uma parede deste tamanho, sendo necessários dois galões.
Então, resolvemos fazer uma experiência, que deu super certo. Misturamos um saco de cimento-cola branco, da Quartzolit, areia média peneirada (pois esta possui pequenas pedras em sua composição) e um pouco de água, obtendo uma massa firme, parecida com a textura da massa comprada, porque se ficar líquida ficará difícil aplicá-la na parede.
Mas, antes de fazer a massa, eu e meu marido calculamos quantos quadrados caberiam na parede, que marcamos com um lápis, cuidando para fazer a marcação em linha reta. Em cima da referida marcação, aplicamos uma fita crepe de 2 cm. Na foto, é possível identificar onde foi aplicada a fita no espaço branco entre os quadrados.
Após, aplicamos a massa, que nós mesmos fizemos, dentro dos quadrados, de forma homogênea, com o auxílio de uma espátula e uma desempenadeira de aço. Deixamos secar um pouco e, ainda com a massa úmida, fizemos o grafiato sobre a superfície revestida passando a desempenadeira branca de plástico na horizontal e na vestical, arrastando as pedrinhas contidas na própria massa.
Depois de secar, já fica super bonito, com a cor da areia clarinha (mistura da areia com o cimento-cola branco). Por fim, depois pintamos os arranhões e as divisórias de branco e, com um rolo de espuma, pintamos os quadrados de azul.
Espero que gostem desta dica.
Boa noite para todos!

Um comentário: