quarta-feira, 3 de julho de 2013

Enfeite a sua casa o ano inteiro com arranjos de marcela do campo.



A marcela do campo, muito comum em pastagens, beira de estradas e terrenos, é considerada uma planta medicinal, variando suas indicações, e utilizada, normalmente, através do preparo de chá. Aqui, no Rio Grande do Sul, há tradição de colheita da marcela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer. O cheiro desta planta me faz lembrar o chá de marcela com gemada que a minha mãe preparava quando eu estava doente.

Na sexta-feira Santa, ganhei bastante marcela e lembrei de uma garrafinha recheada com esta planta, enfeitada com canela, que ganhei de uma querida amiga (Odetinha), e resolvi fazer um enfeite para a casa. A marcela é excelente para a finalidade aqui proposta, pois exala um cheiro muito gostoso.

Para fazer os arranjos das fotos, eu utilizei:

- bastante marcela (cortando os galhos curtinhos, próximos às flores);
- vidro transparente incolor (pode ser até uma garrafa, vidros de compotas etc), sendo interessante que seja aberto;
- barbante de sisal felpudo;
- flores secas;
- enfeites para a área externa com furo largo para passar o barbante;
- canela em pau;
- pedrinhas coloridas;
- tinta dourada;
- tinta prateada;
- pincel.

Eu utilizei um barbante mais rústico, mas você pode usar também barbantes coloridos, fitas, como preferir. Nos vidros das fotos, eu passei o barbante, deixando uma ponta caída, com comprimento maior do que o limite do vidro, que servirá para amarrar a outra ponta e colocar os enfeites externos. Então, por cima desta ponta, enrolei o barbante de forma firme e prendi, fazendo nós, os enfeites externos, dentre os quais incluí a canela em pau. Deve-se deixar o vidro aparecendo para que a marcela que o preencherá fique visível. No arranjo da segunda foto, eu pintei o barbante com uma faixa dourada e outra prateada, deixando espaços sem pintar.    

Dentro do vidro enfeitado, coloquei uma camada de marcela e, nas laterais do vidro, fui adicionando algumas pedras e flores secas coloridas, ajeitando com um cabo comprido, para alegrar o arranjo, pois se utilizasse somente a marcela, em minha opinião, ficaria um pouco apagado pela sua cor única, amarelada. Após, fiz o mesmo processo até encher o vidro. E pronto!

Ano que vem, quando for colhida a marcela novamente, vou preencher os vidros novamente, utilizando os mesmos enfeites.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Casacos com manga de couro




Os casacos com manga de couro estão em alta neste inverno. O detalhe foi utilizado em diversos modelos de casacos, inclusive, em jaquetas jeans. E é uma peça que você pode usar com calça jeans, saias, calças sociais, sempre usando o bom senso, é claro.

Mesmo quando não estiver tão em alta, na minha opinião, dependendo da cor e do modelo, se for mais tradicional, como o casaco da última foto, você pode usá-lo por muito tempo, sem problemas.




quinta-feira, 27 de junho de 2013

Parede com textura rústica caseira


A parede da foto é do meu escritório. Através de pesquisas na internet, encontrei muitas idéias legais, de texturas e paredes revestidas com madeira ou MDF, formando painéis. Então, pensei: porque não fazer um painel utilizando, ao invés de madeira ou MDF, uma textura? Eu pensava em fazer uma textura rústica, mas o galão de massa pronta, além de não ser barato, não seria suficiente para cobrir uma parede deste tamanho, sendo necessários dois galões.
Então, resolvemos fazer uma experiência, que deu super certo. Misturamos um saco de cimento-cola branco, da Quartzolit, areia média peneirada (pois esta possui pequenas pedras em sua composição) e um pouco de água, obtendo uma massa firme, parecida com a textura da massa comprada, porque se ficar líquida ficará difícil aplicá-la na parede.
Mas, antes de fazer a massa, eu e meu marido calculamos quantos quadrados caberiam na parede, que marcamos com um lápis, cuidando para fazer a marcação em linha reta. Em cima da referida marcação, aplicamos uma fita crepe de 2 cm. Na foto, é possível identificar onde foi aplicada a fita no espaço branco entre os quadrados.
Após, aplicamos a massa, que nós mesmos fizemos, dentro dos quadrados, de forma homogênea, com o auxílio de uma espátula e uma desempenadeira de aço. Deixamos secar um pouco e, ainda com a massa úmida, fizemos o grafiato sobre a superfície revestida passando a desempenadeira branca de plástico na horizontal e na vestical, arrastando as pedrinhas contidas na própria massa.
Depois de secar, já fica super bonito, com a cor da areia clarinha (mistura da areia com o cimento-cola branco). Por fim, depois pintamos os arranhões e as divisórias de branco e, com um rolo de espuma, pintamos os quadrados de azul.
Espero que gostem desta dica.
Boa noite para todos!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um mural de fotos feito da janela antiga dos meus avôs.


Esta é a minha primeira postagem. Estou muito feliz de iniciar este blog e poder compartilhar as minhas idéias e os artesanatos feitos por mim. Eu trabalho, na verdade, na área jurídica, mas amo pesquisar , quando posso, sobre moda e decoração e criar ou transformar roupas e objetos.
A janela da foto, muito antiga, foi encontrada no galpão dos avôs do meu marido. Assim que a vi, imaginei que poderia criar algo e lembrei-me de haver visto na internet alguns murais de fotos feitos de janelas antigas.

Então, resolvi fazer uma pátina nesta janela, muito simples de fazer. Primeiro, lixei a madeira e depois passei duas mãos de tinta branca, deixando secar entre uma mão e outra. Utilizei a tinta branca à óleo que eu já tinha em casa, mas sugiro a tinta PVA, porque, além do cheiro ser menos forte, seca mais rápido.

Após a tinta estar seca, lixei nas quinas da janela, definindo os contornos e, ainda, no meio da madeira e nos machucadinhos do tempo, deixando-a bem rústica. Também, desenhei com lápis as bordas em dois cantos da janela, pintando por cima com tinta dourada (a ponta do pincel deve ser bem fina). Para proteger a pintura, dei uma mão de verniz incolor fosco. Depois de tudo isso, levei a uma vidraçaria e pedi para colocar vidros duplos, na frente, fosco, e, atrás, comum, para que a foto ficasse prensada no meio. E aí está, a minha primeira dica de decoração.

Este mural está enfeitando a minha sala. Além de gostar muito dele, tem um sabor especial porque eu mesma fiz e é uma recordação, que teremos por toda a nossa vida, dos nossos avôs.

Eu fiz uma pátina branca, mas você pode fazê-la com a cor que quiser, ou mesmo, ao invés desta técnica, pode pintar com outra cor, sem arranhá-la, como o amarelo, verde, rosa (as cores vivas estão na moda), de acordo com a decoração da sua casa.

Tenham uma boa noite!


Abraços!